Colégio Anglo-Americano | Ler e Criar
21392
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-21392,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Ler e Criar

JUSTIFICATIVA

 

Este programa foi desenvolvido com o objetivo de despertar no aluno o gosto pela leitura de textos verbais e não verbais, construindo no discente a capacidade de análise, síntese e senso crítico, para que sua visão de mundo seja permeada por critérios e bases sólidas de conhecimento.
A habilidade de expressão oral e escrita, certamente promoverá no indivíduo condições para o pleno exercício da cidadania.

 

A língua é a ferramenta mais democrática de que nos valemos para assegurar nossos direitos e exercer, com consciência, nossos deveres.

 

Não é possível ensinar a escrever, sem antes ensinar a refletir, questionar, falar e ler. A reflexão e o questionamento são básicos para que se exercite a primeira das formas de leitura: a leitura do mundo. Apenas depois de ser capaz de ler o mundo, atentando para os aspectos mais básicos do cotidiano, é que se pode introduzir o aluno na prática da leitura, e chegada ao processo de escrita – consequência do desenvolvimento de uma postura reflexiva e argumentativa, sempre voltada para o universo que o rodeia.

 

É necessário que à prática se alie a técnica que irá instrumentalizar o aluno no desenvolvimento da expressão escrita, tendo como eixos fundamentais a experiência e a técnica. Alinhadas, estas formarão suporte adequado para assegurar o ensino e aprendizagem da língua, não como mero conjunto de regras ortográficas e sintáticas, mas como instrumento para vencer os obstáculos que a vida constantemente apresenta.

OBJETIVO

 

  • Promover a reflexão, discussão e vivência das características do cidadão empreendedor, reconhecendo-as e assimilando-as como fundamentais para o gerenciamento da vida.

 

  • Oratória: criada para desenvolver a entonação, pronúncia, ritmo na leitura e na comunicação oral.

 

  • Produção de texto: criada para garantir a fixação de modelos de estruturas narrativas, estimular a compreensão da história contada, capacitar o aluno a contar histórias, desenvolvendo, assim, a expressão oral, despertando o desejo de expressar-se por escrito, estimulando a criatividade e capacidade de organizar fatos e personagens de modo coerente, de acordo com os padrões da norma culta.

 

  • Leitura: criada para estimular e desenvolver o gosto por essa prática, ampliando o vocabulário e desenvolvendo a capacidade de interpretar textos, aliada ao desenvolvimento da habilidade escrita.
CARACTERÍSTICAS DESENVOLVIDAS EM TODOS OS SEGMENTOS

 

  • Apresentação de seminários,
  • Salas que se transformam,
  • Esquetes, oficinas,
  • Debates,
  • Hemeroteca, mímicas,
  • Concursos,
  • Histórias em quadrinhos,
  • Fotografia,
  • Filmagem e edições,
  • Desafio nacional acadêmico,
  • Feiras culturais.

A capacidade de expressão oral escrita desenvolve o senso crítico, conferindo ao indivíduo a garantia do pleno exercício da cidadania.

SEGMENTOS:

Educação Infantil
Ensino Fundamental I e II
Ensino Médio